sexta-feira, janeiro 11, 2008

Aos meus alunos...

Para um jurista minimamente competente, o ensino é financeiramente trágico! Muitas vezes, amigos, conhecidos e colegas, me questionam sobre a minha opção de vida, sobre as motivações para me dedicar ao Ensino, com enorme prejuízo financeiro: a resposta é o imenso prazer em dar aulas!
Nestes anos tenho tido o privilégio de ter sido feliz no Ensino; quer na Estig, com os meus “meninos de Gestão”, depois "os turistas" quer agora aqui na ESEB onde, aos poucos, me começo a sentir muito bem, quer na Moderna, cuja primeira passagem guardo com saudade!
Mais do que aulas, partilhamos conversas, que hoje terminaram, sendo esse o motivo que me leva a não abdicar de fazer o que realmente gosto: partilhar informações, ajudar, timidamente, na vossa formação académica e pessoal.
Foi interessante retomar este blogue, onde, em que neste semestre, foi visitado por cerca de 15.000 pessoas! E..o blogue é vosso, pelo que façam dele o que muito bem entenderem!
Hoje terminou o nosso caminho: saiu, com a certeza que os deixo bem entregues! (sendo que obviamente que irão perder as minhas MAGNIFICAS piadas e DESLUMBRANTES e POETICOS casos práticos)!
Termino, repetindo uma frase que muitas vezes repito; encontramo-nos por aí, algures na escola, na rua, numa biblioteca, num colóquio, num café, com sorte, num bom restaurante ou até num bar da moda; e não se esqueçam de tentarem ser estupidamente felizes... com alguma juízo, mas não muito que terão idade para isso!
Hugo Lança Silva

10 comentários:

Anónimo disse...

Vou ficar com bastantes saudades dos teus casos praticos deslumbrantes e poeticos que tantas dores de cabeça me deram, das tuas aulas dinamicas e bastante animadas.
Gostei bastante de te conhecer como professor.

sps disse...

Professor,
sem antes saber a minha nota, sem antes ter feito o exame, frequência, o nosso grande e penoso momento de avaliação,não me posso silenciar, ao seu discurso de final de semestre... obrigada por fazer o que gosta, obrigada por transmitir com tanto afinco a materia leccionada, obrigada pelos casos/exemplos loucos que nos fizeram rir, mas ao mesmo tempo nos ensinaram muito.
não me vou despedir com um adeus...até porque não gosto, dá ideia que é para sempre, faço-o com um até já!
PS: sem ofensa "seja estupidamente" feliz

Catarina disse...

..inconfundivelmente Professor Hugo Lança.. só podia.. comoveu-nos hoje na aula..devido ao prejuizo financeiro é mau mas não há nada melhor do que fazermos aquilo de que realmente gostamos..e deixe que lhe diga safa-se muito bem como professor!!!

Catarina disse...

..inconfundivelmente Professor Hugo Lança.. só podia.. comoveu-nos hoje na aula..devido ao prejuizo financeiro é mau mas não há nada melhor do que fazermos aquilo de que realmente gostamos..e deixe que lhe diga safa-se muito bem como professor!!!

Anónimo disse...

Realmente...como o próprio professor disse, antes de uma pessoa estar realizada profissionalmente tem que estar bem pessoalmente e nada melhor para isso do que se fazer o que se gosta. então, terá que ser boa pessoa porque é expcional naquilo que faz. Incansável a dar exemplos até quando estamos perante algo que aparentemente é óbvio. Tem uma oratória fantástica como vi poucos...não posso fazer mais do que deixar o meu muito obrigada por tudo aquilo que me ensinou e pela sua incansável disponibilidade. certamente...vamos sentir falta de umas aulas mais animadas.

Anónimo disse...

As suas aulas, certamente, vão deixar saudades!
Faço das palavras da Laura as minhas... ainda vamos sentir saudades destes belos casos práticos que tantas dores de cabeça nos deram!!
Contudo há que dizer que é dos poucos professores que conseguiu captar a nossa atenção nas aulas graças às metodologias utilizadas que, para mim, foram novas mas, confesso que, bastante produtivas! Todos professores deviam seguir o seu exemplo!
Gostei muito das suas aulas e de o ter como professor.

Anónimo disse...

Vou-me conter nos elogios, senão ainda fica convencido de que são verdade... Sempre ouvi dizer que quem paga adiantado fica mal servido, e como a nota ainda não saiu remeto-me para o final do semestre... Agora a sério. Obrigada por continuar a acreditar...
Vá aparecendo pela ESEB, vai ser sempre bem-vindo.
p.s. Depois desta conversa espero passar à primeira...
Vera Correia

13a... disse...

Obrigado por ter feito a escolha, mesmo com o enorme prejuízo financeiro!

13a... disse...

Obrigado por ter feito a escolha, mesmo com o enorme prejuízo financeiro!

mulherazul disse...

Bom dia vim parar aqui por acaso, mas o que me chamou realmente atenção, foi a aluna Manuela Farinho, ela por acaso é dos confins do alentejo? mais precisamente de Vale de vargo.... se sim sou a prima que vive no polo norte, estou a brincar.. uma boa semana.