quinta-feira, novembro 02, 2006

Como seria viver num País onde não existissem tribunais, leis, hospitais...

Hoje em dia, seria impensável viver num País onde não existissem Tribunais, Prisões, Leis, Policias etc., visto que se assim fosse as pessoas jamais se entenderiam e não haveria respeito umas pelas outras. Devido a tudo isto, quer no nosso País quer em qualquer outro, os Tribunais são indispensáveis, visto que estes se regem por um conjunto de normas jurídicas as quais ditam o comportamento humano, prescrevendo uma sanção em caso de sua violação.
Portanto, na sociedade existe uma regra social obrigatória imposta a todos, quer seja sob forma de lei ou mesmo sob a forma de um costume, a qual deve ser cumprida pelo indivíduo que vive inserido nessa mesma sociedade, para que haja igualdade de direitos. Se assim não fosse, isto é, se não houvessem as ditas e cujas normas, então o País seria um caos visto que não haveria respeito uns pelos outros, não haveria paz e viveríamos em constante clima de guerra. Logo, é indispensável haver Leis, pois são estas que ditam a forma como o indivíduo se deve comportar na sociedade em que vive inserido, isto é, aquilo que aos olhos da Lei é positivo ou negativo; os Policias, que se regem também por essas mesmas leis, os Tribunais e entre outros, para impor alguma ordem no País.
Existem assim, determinadas regras e princípios que disciplinam as relações humanas, regras estas que quando violadas, o individuo é alvo de punição pelo desrespeito das mesmas. São portanto estas normas /regras que ditam a maneira de estar e viver em sociedade, para que haja ordem, liberdade, direitos, segurança, tolerância, dignidade, respeito e entre outras coisas e desta forma acabar de vez com a violência, os maus-tratos, a insegurança que se faz sentir por vezes em determinadas sociedades.
Ainda assim, poder-se-á dizer que existem determinadas sociedades onde se rejeita a hipótese de que o Governo ou o Estado, os Tribunais etc. sejam inevitáveis, é por exemplo o caso das sociedades anarquistas. Segundo os anarquistas, os grupos humanos seriam naturalmente capazes de se auto-organizarem, não delegando assim a solução de problemas a terceiros, mas antes, actuando directamente contra o problema em questão.
Em suma, segundo a nossa opinião qualquer País deve reger-se pelas suas próprias regras/ normas e princípios, de forma a controlar a maneira de ser e de estar do indivíduo na sociedade.

Trabalho realizado por:
MªLuisa Garcia nº3030
Vanessa Caçador nº3027

Sem comentários: