domingo, novembro 05, 2006

O Parlamento Europeu

Estrasburgo, 3 de Novembro

Querida família:

Antes de mais peço desculpa por estar tanto tempo sem dar notícias, sei que desde que vim para França o contacto com vocês não tem sido regular, mas tal deve-se ao facto de estar a trabalhar bastante, vocês não sabem como é desgastante o trabalho de deputada do Parlamento Europeu.
Bem sei que vocês não são muito a favor da minha nova vida e que não gostam muito desta história de política, mas são opções minhas e eu sei que apesar de não gostarem, respeitam. O trabalho aqui é muito aliciante e todos nós sentimos que estamos a fazer algo para tornar a Europa mais forte, logo todos os seus países membros beneficiam.
Como saí de Portugal às pressas quase não tive tempo, nem disposição para vos explicar em que consistia o meu trabalho e a minha vida futura e o tão falado Parlamento Europeu.
Assim sendo agora com mais tempo e já com conhecimento de causa vou explicar-vos o que andamos por cá a fazer. Desta forma, o Parlamento Europeu é um órgão da União Europeia, nele têm assento parlamentar todos os países membros e estes são representados por 731 deputados eleitos por mais de 374 milhões de cidadãos europeus, por sufragio universal e directo, estes são eleitos por cinco anos.
Nós, os deputados temos três funções principais:
 Partilhamos com o
Conselho da União Europeia a função legislativa, ou seja, adoptamos a legislação europeia (directivas, regulamentos, decisões);
‚ Partilhamos com o
Conselho da União Europeia a função orçamental, ou seja, podemos alterar as despesas comunitárias;
ƒ Exercemos um controlo democrático sobre a
Comissão Europeia. Aprovação e designação dos seus membros e dispomos do direito de votar uma moção de censura.
Agora que já estam mais esclarecidos, despeço-me com um até breve, da sempre vossa

Inês Germano

Sem comentários: