segunda-feira, novembro 27, 2006

Sim ou Não ao casamento entre homossexuais e adopção de crianças

O Dr. Hugo Lança propôs à turma de 3ºano de Serviço Social mais um debate acerca da problemática – o casamento entre homossexuais e a adopção de crianças, um tema bastante polémico e pertinente nos dias de hoje.
No debate participaram seis elementos da turma, a Estela; a Patrícia Andrade e a Andreia Pombinho, os quais defendiam o sim perante esta problemática. Do grupo do não fizeram parte a Daniela Lebre; a Luísa Garcia e a Sílvia Mata, enquanto os restantes elementos da turma assistiram e no final colocaram algumas questões consideradas pertinentes.
Relativamente ao grupo do sim, este começou por salientar que a homossexualidade não pode ser considerada uma doença, pois segundo o grupo, é uma coisa natural e não motivo de discriminação. “Os homossexuais são pessoas com desejos, gostos, etc., por isso não se deve banalizar o assunto”.
Segundo os mesmos, existe uma certa ignorância em relação a estas pessoas, assim como também existem muitas crianças para serem adoptadas com necessidade de afecto e carinho, o qual qualquer homossexual pode dar. “O mais importante é existir amor, pois a educação dos pais é independente da sua orientação sexual”.
Este grupo deixou também bem claro que, como Assistentes Sociais não devemos discriminar estas pessoas e que já estava na altura de mudar a sociedade, pois se não começar a mudar pouco a pouco, esta nunca vai estar preparada.
Em termos de curiosidade, fizeram também questão de dizer que, em Portugal estes assuntos só começaram a ser discutidos em 1996. Deixaram também uma questão proeminente ao grupo do não – “ se estão preocupados com a discriminação das crianças na escola, porque não se preocupam com a discriminação dos homossexuais?”.
No que diz respeito ao grupo que defende o não ao casamento entre homossexuais e adopção de crianças, este grupo começou por referir que, permitindo o casamento entre homossexuais, caminha-se também para a adopção, a qual não estão de acordo.
Embora as crianças possam não estar bem nas instituições, acham que não é uma alternativa válida. Portanto, a grande base é impedir o casamento, para impedir também a adopção visto que uma coisa vai implicar a outra.
Segundo este grupo, as crianças também devem ter opinião, logo, foi colocada pelo grupo do sim a seguinte questão – “será que uma criança com cinco anos já sabe o que quer”? E de seguida, o grupo do não também questionou – “será que ao viverem com um casal homossexual as crianças vão ter um desenvolvimento cognitivo saudável?”.
Segundo o grupo que defende o não perante esta problemática, muitas vezes as crianças já têm problemas e ao serem inseridas neste tipo de famílias vai ser complicado, principalmente na escola, onde podem vir a ser discriminadas pelo facto de terem pais do mesmo sexo, quando de facto as crianças devem ter como referência o sexo masculino e feminino, ou assim sendo nunca irão ter uma educação normal, como outro casal dito “normal” poderia dar.
Portanto, este grupo deixou bem patente que, o facto de casar e adoptar é diferente, independentemente da orientação sexual de cada um. “A lei de certa forma permite o casamento mas não permite a adopção”.
“Vocês querem tirar uma criança da instituição para o quê? para as entregar a esse tipo de famílias?” Questionou o grupo contra.
“Elas têm tudo, desde comida, a roupa lavada, atenção, e muitas crianças até preferem ficar nas instituições”.
Para terminar, o Dr. Hugo Lança colocou algumas questões a ambos os grupos – para o grupo do sim – “São a favor do casamento entre várias pessoas?”
À qual o grupo respondeu: “quando são dois homens ou duas mulheres, muito bem, mais que isso, já é muita gente”.
Ao grupo do não foi colocada a seguinte questão: “São a favor ou não que duas pessoas adoptem uma criança negra que visivelmente se note que não são os pais?” Pois segundo o professor, a discriminação neste caso também se pode colocar.
Segundo o grupo, uns elementos são contra e outros a favor.
Por último, foi colocada a questão para ambas as partes: “António é casado com Maria, ambos têm o mesmo emprego, ganham o mesmo, não há diferenças entre um e outro. Divorciam-se, um deles é homossexual, com quem dever ficar a criança de seis anos?”
Segundo o grupo do sim, é indiferente ser um ou outro, visto que um é pai e outro é mãe.
Segundo o grupo do não, a criança deve ficar com o que não é homossexual, e terminam com esta expressão: “Não à adopção entre homossexuais”.
Trabalho realizado por:
Vanessa Caçador nº3027

1 comentário:

maria garcia disse...

Também concordo que como, futura assistente social nunca devemos descriminar as pessoas que são homossexuais, heterossexuais, bissexuais, entre outros tipos de relacionamentos, para mim cada individuo tem o direito de se relacionar da maneira que gosta.
Mas, na minha opinião, a sociedade em que vivemos não esta preparada para aceitar o casamento e a adopção dos casais homossexuais, pois existe muito preconceito a nível deste assunto, é por isso que sou contra, em primeiro lugar deveríamos preparar as crianças e levar até elas o conhecimento que a família tradicional mudou, acabar com os tabus.
Por outro lado, pergunto será que uma criança esta preparada para ser educada num ambiente onde falta a figura maternal ou paternal.
O que importa é o bem-estar pessoal e social da criança. E como vivemos numa sociedade onde muita gente ainda não aceita o "casamento" gay, então serei obrigada a defender o Não, precisamente porque a criança teria sérios problemas na escola, no bairro onde vive, etc. Contudo ter-se-ia ainda de fazer um estudo mais aprofundado, dado que parece que é "voz comum" entre os psicólogos e pedopsiquiatras, de que a criança necessita uma referencia masculina e feminina, para o seu crescimento saudável.
A discriminação é o motivo contra o qual tanta gente luta, mas ela existe e acho que não se deve expor uma criança a isso. Também deveríamos perguntar se a criança quer ou não ser adoptada por um casal de homossexuais, a criança deve ter o direito de escolher.
É por isso, que não concordo com a consagração jurídica do casamento homossexual, porque, depois irão ter os mesmos direitos que lhes permitirão exercer o poder paternal e maternal como os casais heterossexuais.
Para finalizar, só quero dizer que estou a dar uma opinião e não estou a descriminar…em todo o nosso percurso de vida iremos ter variáveis opiniões sobre vários assuntos que estão presentes na nossa sociedade.


Trabalho realizado por:
Maria Luísa Garcia nº3030